Contrato de Comodato de Bem Imóvel
CONTRATO DE COMODATO QUE ENTRE SI CELEBRAM JOSÉ DA SILVA e MARIA DE SOUSA e a empresa CASA JOSÉ LTDA.
Por este instrumento particular de CONTRATO DE COMODATO, que entre si fazem e assinam; de um lado como COMODANTES: JOSÉ DA SILVA e MARIA DE SOUSA, brasileiros, casados entre si, ele, escritor, portador do CPF nº 000 e RG nº 00, Órgão Expedidor SSP-MG, ela, médica, portadora do CPF nº 000 e RG nº 0000, Órgão Expedidor SSP-MG, residentes e domiciliados na Rua da Alegria. nº 001, Belo Horizonte/MG, de ora em diante denominados simplesmente comodantes e, de outro lado como COMODATÁRIO: CASA JOSÉ LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº......., neste ato representada por seu presidente, Sr. Pedro de Tal, brasileiro, casado, advogado, residente na Rua dez, número 005, em Salvador/BA, portador do CPF nº 000 e RG nº 0000, Órgão Expedidor SSP-BA, a seguir denominado apenas comodatário; têm, justos e acordados o seguinte:
O cabeçalho é usado para se fazer a completa qualificação das partes envolvidas no contrato.
O COMODANTE, que é aquele que empresta o bem, deve ser o primeiro qualificado e o COMODATÁRIO, que é quem usa o bem e depois o restitui, deve ser qualificado em seguida.
O caso em tese apresenta como especialidade dois comodantes e o Estado como comodatário, cuja qualificação deve ser feita conforme explicitado abaixo.
Devem ser preenchidos todos os campos, obedecendo também a seqüência:
-Nome por extenso dos COMODANTES
-Nacionalidade dos comodantes
-Estado civil dos comodantes
-Profissão dos comodantes
-Documento de identidade, número e órgão expedidor dos comodantes.
-CPF dos comodantes
-Endereço residencial dos comodantes (nº, complemento, bairro, CEP, Cidade e Estado).
-Indicação do COMODATÁRIO
-Nº do CNPJ ou CPF
-nacionalidade
-Estado civil
-Profissão
-Documento de identidade, número e órgão expedidor.
-CPF
-Endereço (nº, complemento, bairro, CEP, Cidade e Estado).
DO OBJETO
Cláusula Primeira
Os COMODANTES são senhores e proprietários dos lotes de terreno de nº 01 (um) a 02 (dois), da quadra 03 (três) do Bairro Lindo, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, com área total de 700
Cláusula essencial a este tipo de contrato na qual o objeto, o bem a ser dado em comodato, é determinado e detalhadamente especificado com todas as características possíveis para individualizá-lo (como número dos lotes, quadra, bairro e cidade, área, nº da matrícula, etc), a fim de se evitar um possível engano futuro.
DA DURAÇÃO
Cláusula Segunda
Por este instrumento os COMODANTES cedem ao COMODATÁRIO o imóvel acima descrito, pelo prazo de 03 (três) anos para o fim específico de ser utilizado para eventos religiosos.
Fixa o tempo durante o qual o contrato vai vigorar, ter validade.
É comum, também, se delimitar as permissões e proibições ao uso do bem a determinadas pessoas ou para determinadas funções, de acordo com o interesse ajustado entre as partes.
DAS DISPOSIÇÕES ESPECIAIS
Cláusula Terceira
I - O presente instrumento é regido pelo Código Civil;
II - Os impostos, as taxas, o seguro, a manutenção e as tarifas de água, luz, telefone etc. e todas as demais despesas relativas ao uso do imóvel correrão por conta do comodatário;
III - As partes se comprometem, por si, seus herdeiros ou sucessores a respeitar integralmente os termos deste contrato.
Tais disposições acrescentam informações que as partes considerem relevantes para o melhor entendimento do contrato.
DO FORO
Cláusula Quarta
Para dirimir dúvidas ou questões que por ventura possam decorrer deste contrato, as partes elegem o foro da Comarca do Rio de Janeiro/RJ.
Trata-se de cláusula pactuada entre as partes em que se determina onde deverão ser propostas eventuais ações decorrentes do contrato firmado por elas, - no caso o foro do local onde se encontra situado o imóvel.
E por estarem assim justos e contratados, assinam o presente em duas vias, perante duas testemunhas.
É o desfecho do contrato, a conclusão, que, comumente, vem ratificar a vontade das partes em contrair as obrigações aqui firmadas e exprimir o número de vias e a exigência das testemunhas para que o instrumento se perfaça perfeitamente.
Brasília, ____ de _____________ de ______ .
(local, data e ano).
COMODANTES:
(nome e assinatura do(s) comodante(s))
COMODATÁRIO:
(nome e assinatura do(s) comodatário(s))
TESTEMUNHAS:
(Nome, RG e assinatura das Testemunhas.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Curta ou Compartilhe com os amigos: