Modelos - Ação de Despejo - Retomada para descendentes
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de Jardins.
(espaço de 15 linhas em branco para despacho do Juiz)
Fulano de tal, brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado à praça da Matriz, nº 01, na cidade de Jardins (qualificação completa), com fundamento na Lei 8.245/91, vem propor a presente
AÇÃO DE DESPEJO PARA USO DE DESCENDENTE
contra o senhor Beltrano de tal, brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado à Rua dos Ventos, nº 02, na cidade de Jardins (qualificação completa), pelos fatos e fundamentos seguintes:
I. O imóvel, de propriedade do Autor, sito à Rua dos Ventos, nº 02, objeto da presente retomada, encontra-se alugado ao Réu, pelo valor de R$ 100,00 (cem reais), mensais, ora vigendo por prazo indeterminado, em conformidade com a Lei 8.245/91, contrato incluso.
II. O Autor necessita do imóvel locado ao Réu para uso de descendente, sua filha, Maria de tal, brasileira, solteira, estudante, que vai contrair núpcias e não possui prédio residencial próprio, conforme comprova pelas certidões negativas, expedidas pelos Cartórios de Registro de Imóveis desta Comarca, em anexo.
III. A Lei 8.245/91, art. 47, III, faculta ao Autor pleitear a retomada nesta condições.
IV. O Autor pede o imóvel pela primeira vez, ficando dispensado, portanto, da prova de necessidade, registrando ainda que, nesse caso, goza da "Presunção de Sinceridade".
Isto posto, requer se digne Vossa Excelência de determinar a citação do Réu no endereço indicado para, atendidos os prazos legais e as formalidades de estilo, declarar nos autos que concorda com o pedido de desocupação, quando será homologado o acordo e concedido-lhe o prazo de seis meses para a desocupação, sem quaisquer ônus, ou, em caso contrário, querendo, venha contestar a presente ação, acompanhando-a até final sentença que, espera, decretará o despejo e o condenará nos ônus de sucumbência.
Protestando e, desde já, requerendo a produção de provas em direito admitidas, dá-se à causa o valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais).
Nestes termos,
Pede deferimento.
Jardins, ?? de ??? de ????
_______________________________________
Fulano de tal
.
.
Observações:
1. A petição é dirigida ao Juiz Cível da comarca. Todavia, dependendo do valor da causa e da existência de juizados especiais, a petição será distribuída ao Juiz competente para examinar processos do Juizado Especial.
2. Nesse tipo de ação é importante, desde logo, apresentar ao Juiz as certidões do Cartório de Registro de Imóveis, comprovando que a beneficiária da retomada não possui imóvel residencial na cidade.
3. Informar se é a primeira vez que propõe ação de despejo com esta finalidade, caso contrario, é necessário comprovar a necessidade, ou seja, provar ao Juiz que a alegação é verdadeira. Mas, sendo a primeira vez, o Autor goza da “presunção de sinceridade” e não precisa provar a necessidade.
4. O valor da causa deve ser igual ao valor de 12 meses da locação atual. Sobre este valor incidem as custas processuais e honorários advocatícios, quando cabíveis.
5. Se a retomada tiver outro motivo, devem ser compatibilizadas as informações na petição, bem como essa parte do pedido deverá ser adaptada.
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Curta ou Compartilhe com os amigos: