Quais são as maneiras de demonstrar atenção?
Existem três maneiras de demonstrar atenção. São elas: física, psicológica e verbalmente.
Para demonstrar atenção física será necessário que você, como ouvinte, adote uma atitude de envolvimento, deixando claro à pessoa que fala que você a está acompanhando por meio de gestos ou postura.
Esses gestos e posturas devem ser adotados no sentido de enviar de forma discreta àquele que fala a mensagem de que ele está sendo objeto de sua total atenção e que deve, portanto prosseguir sem receios.
Olhar de frente aquele que fala demonstra que você está concentrado no que ele diz. O contato visual direto também ajuda a passar uma mensagem de estar atento quanto ao que se diz naquele momento.
Entretanto, olhar de frente a pessoa que fala e manter contato visual não é o bastante para mostrar que você está efetivamente ouvindo, por isso, uma postura receptiva também deverá ser utilizada, evitando-se cruzar os braços diante de quem fala, brincar com os botões da blusa, ficar conferindo as horas no relógio, inspecionar as unhas das mãos. Essas atitudes demonstram falta de atenção.
Estar relaxado também é muito importante, pois significa apresentar tranqüilidade e mais interesse na pessoa que fala. O contrário pode parecer que você está sendo desleixado ou displicente.
A atenção psicológica envolve não apenas escutar aquilo que a pessoa fala, mas também seu comportamento não-verbal, isto é, a maneira como se diz e as mensagens enviadas por meio de sua expressão facial, postura corporal, uso das mãos e outros indicadores físicos.
Para se praticar a atenção psicológica será necessário que se desenvolva habilidade e disposição para se concentrar na pessoa que fala, naquilo que está sendo dito, como está sendo dito, no que também não está sendo dito e nos sentimentos e emoções que estão sendo expressos, ou não.
Ouvir efetivamente engloba escutar, compreender e interpretar aquilo que a outra pessoa fala.
E para que isso aconteça é necessário que você estabeleça um contato visual, balançando a cabeça afirmativamente ou negativamente, fazendo perguntas sempre que necessário, resumindo de alguma forma o que a pessoa disse, construindo novas idéias a partir do que foi dito, tentando evitar fatores de distração, tais como o toque de telefone e as interrupções de outras pessoas.
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