Quais são as principais dicas para se redigir um bom texto narrativo?
No início do texto, tente caracterizar as personagens com traços marcantes e essenciais, tanto física como psicologicamente, de forma a possibilitar ao espectador criar uma imagem mais definida. Isso os tornará mais interessantes, prendendo mais a atenção do leitor.
Procure desde já definir nos personagens e na situação elementos que serão importantes para a solução dos conflitos no final da narração.
Estabelecida a situação inicial, crie uma situação inusitada que desencadeie uma circunstância de conflito.
A partir dessa situação, crie uma série de ações que mantenham o clima de suspense em relação aos acontecimentos que virão, aumentando a tensão.
Caracterize alguns espaços e objetos determinantes no enredo, de forma a cativar e envolver o leitor.
No clímax, misture de forma criativa alguns dos elementos apresentados na situação inicial e no desenvolvimento com outros elementos inesperados para criar o instante decisivo da narração. Esse retorno aos elementos iniciais assegura a coesão do texto, e a associação de elementos novos garante que o texto não se torne previsível.
O desfecho deve ser original, inesperado, surpreendente. Caso contrário, a narrativa pode se transformar num simples relato.
Finalize de forma a tentar suprir as expectativas dos leitores. Capriche, pois muitas vezes o final é responsável pela avaliação de toda a narração.
Há infinitas possibilidades para estruturar uma narração, como iniciar pelo desfecho, construir o texto apenas através de diálogos, fugir ao nexo lógico ou temporal etc. Essas técnicas são bastante utilizadas por autores mais experientes.
Entretanto, se você ainda não é um escritor de mão cheia, recomendamos seguir a estrutura básica até que se sinta seguro para alterá-la.
Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:
Produção de Textos 4 - Como fazer uma Narração
Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.
Curta ou Compartilhe com os amigos: