Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF/88)
TÍTULO VIII - Da Ordem Social
CAPÍTULO II - DA SEGURIDADE SOCIAL
SEÇÃO II - DA SAÚDE
Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:
Explicação
O artigo diz que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem várias funções e responsabilidades, que são definidas por lei. Ou seja, além das atividades básicas, o SUS pode ter outras atribuições conforme a legislação.
🤖
A IA pode cometer erros.
🤔
Relaxa IA! Errar é humano!
Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas:
Explicação do Trecho
Explicação
O artigo diz que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem várias funções e responsabilidades, que são definidas por lei. Ou seja, além das atividades básicas, o SUS pode ter outras atribuições conforme a legislação.
Perguntas
O que significa "atribuições" nesse contexto?
Escolha quem deve responder
Simples
Didática
Técnica
Juridiquês
No trecho, "atribuições" quer dizer as tarefas e responsabilidades que o SUS precisa fazer. São as coisas que o SUS deve cuidar, como proteger a saúde das pessoas, dar atendimento médico, vacinar, entre outras. Ou seja, são os deveres do SUS.
No contexto do artigo, "atribuições" significa as funções, tarefas e responsabilidades que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve cumprir. Por exemplo, cuidar da vacinação, garantir atendimento médico, controlar doenças, promover campanhas de saúde, entre outras ações. A lei detalha tudo o que o SUS precisa fazer para proteger e promover a saúde da população. Portanto, atribuições são como uma lista de obrigações que o SUS tem perante a sociedade.
No contexto do art. 200 da Constituição Federal de 1988, "atribuições" refere-se ao conjunto de competências, funções e responsabilidades legalmente conferidas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se das atividades que o SUS deve desempenhar, conforme estabelecido na legislação, para a promoção, proteção e recuperação da saúde pública.
No escólio do art. 200 da Carta Magna de 1988, a expressão "atribuições" consubstancia o plexo de competências, encargos e misteres que, ex vi legis, são cometidos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Tais atribuições configuram-se como deveres funcionais e institucionais, delineados pelo ordenamento jurídico pátrio, cuja execução é imperativa para a consecução dos fins precípuos da saúde pública, em consonância com os postulados da seguridade social e do interesse coletivo.
O que quer dizer "nos termos da lei"?
Escolha quem deve responder
Simples
Didática
Técnica
Juridiquês
"Nos termos da lei" quer dizer que aquilo que está sendo falado vai seguir as regras que estão escritas em outras leis. No caso, o SUS faz o que está dizendo nesse artigo e também o que outras leis mandam. Ou seja, o SUS só pode fazer o que a lei permite.
A expressão "nos termos da lei" significa que as atribuições do SUS, além das que já estão listadas, devem ser feitas conforme o que está previsto em outras leis. Ou seja, o artigo da Constituição está dizendo que o SUS tem funções definidas aqui, mas pode ter outras, desde que estejam detalhadas em outras leis feitas pelo Congresso. Por exemplo, se uma nova lei disser que o SUS deve cuidar de um novo serviço de saúde, ele só poderá fazer isso porque a lei autorizou.
A expressão "nos termos da lei" indica que a execução das atribuições do SUS, além daquelas expressamente previstas no artigo 200 da CF/88, está condicionada à regulamentação infraconstitucional. Ou seja, a extensão e o detalhamento dessas atribuições dependem de normas legais específicas, editadas pelo Poder Legislativo, que disciplinam a matéria.
A locução "nos termos da lei", inserta no caput do artigo 200 da Constituição Federal de 1988, consubstancia remissão expressa à necessidade de regulamentação infralegal para a plena eficácia das atribuições conferidas ao Sistema Único de Saúde. Destarte, a atuação do SUS, além das competências explicitadas no texto constitucional, subordina-se à legislação ordinária e complementar, ex vi do princípio da legalidade, sendo certo que tal remissão visa assegurar a conformidade das ações administrativas aos ditames normativos estabelecidos pelo legislador pátrio.